terça-feira, 29 de setembro de 2015

Plano de Ensino e Cronograma de atividades

PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA AMAZÔNIA
PROFESSOR: André Augusto da Fonseca

CURSO
CARGA HORÁRIA
MUNICÍPIO
História
72 h
Alto Alegre - vespertino

EMENTA

História e historiografia da Amazônia. Estudo da constituição da sociedade amazônica a partir da sua ocupação até o período moderno, enfatizando os aspectos étnicos e culturais. Transformações políticas e econômicas das sociedades amazônicas no período moderno.


OBJETIVOS (guiarão todas as atividades e a avaliação)

  1. Compreender os conceitos de ETNIA, CULTURA, ETNOGÊNESE, AGENCY, RESISTÊNCIA ADAPTATIVA, SOCIEDADES PRÉ-COLOMBIANAS/ PRÉ CABRALINAS
  2. Investigar o lugar do Estado do Grão-Pará e Maranhão no contexto do Império português.
  3. Comparar as interpretações historiográficas e situar-se na atual produção sobre a região.
  4. Produzir a transposição didática dos conteúdos estudados, elaborando planos de aula.



CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Etnohistória e Amazônia Pré-Colonial
2.    Ascensão e crise do missionarismo
3.    Reorganização do Estado do Grão-Pará: reforma, negociação e resistência
4.       Fim do período colonial e explosão das contradições sociais: Cabanagem


METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas com 4 horas de duração: duas primeiras horas para apresentar o autor, conceitos, contexto em que escreve a obra. Duas últimas horas direcionadas para os alunos discutirem em pequenos grupos com base numa ideia deixada pelo professor. Ao final, todos os grupos socializam as ideias que foram pontuadas nas discussões.
Só três coisas não se perdoam academicamente: plágio, falta de leitura e excesso de faltas.
Este plano foi inteiramente concebido para a formação de profissionais que exercerão a pesquisa e a docência. Dessa forma, exercícios com mapas serão estratégicos para aprendizagem de conteúdos e métodos de ensino-aprendizagem, por exemplo.
 O blog http://andreaugfonseca.blogspot.com.br/ será um espaço de interação com material didático, recomendações, debates e sugestões.

AVALIAÇÃO

Bibliografia comentada: definir uma temática por grupo e direcionar as obras que devem ser trabalhadas. Exigir que os alunos apresentem os autores, o contexto em que a obra foi escrita, as ideias centrais e conceitos. Definir também a quantidade de parágrafos por obra, porque a ideia é que esse trabalho se torne um guia de consulta para próximos trabalhos; Análise de documentos;
Prova; Em cada um desses instrumentos, os critérios de avaliação da aprendizagem de cada aluno são sempre os objetivos deste plano.
Por exemplo, o domínio dos conceitos (objetivo 1) será avaliado em todas as atividades.
A nota final será calculada pela média aritmética, uma vez que cada instrumento valerá cem pontos.
Alunos devem lembrar-se de que se exigem ao menos 75% de presença para aprovação, sob pena de reprovação automática.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARDOSO, C. F. Economia e sociedade em áreas coloniais periféricas: Guiana Francesa e Pará (1750-1817). Rio de Janeiro: Graal, 1984.
HOORNAERT, Eduardo. História da Igreja na Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1992.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DANIEL, João. Tesouro Descoberto no Máximo Rio Amazonas. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004, 2 v. 
FARAGE, Nádia. As muralhas dos sertões: os povos indígenas no Rio Branco e a colonização. Rio de Janeiro: Paz e Terra/ANPOCS, 1991. 
FREIRE, Jose Ribamar Bessa. Amazônia Colonial. Manaus: Metro Cúbico, 1991.
LAPA, J. R. Livro da Visitação do Santo Ofício da Inquisição ao Estado do Grão-Pará (1763-1769). Petrópolis: Vozes, 1978.
MELLO E PÓVOAS, J. d. (1983). Cartas do primeiro governador da Capitania de São José do Rio Negro, Joaquim de Mello e Póvoas (1758-1761): transcrições paleográficas de Samuel Benchimol. Manaus: UFAM/Cedeam.
PORRO, Antonio.  As Crônicas do rio Amazonas. Notas Etno-Históricas sobre as antigas populações indígenas da Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1993.



PROFESSOR (A): ANDRÉ AUGUSTO DA FONSECA.

ASSINATURA


Aula 1
4/8/15
Apresentação das pesquisas dos docentes do curso. Debate sobre pesquisa em História.
Aula 2
11/8/15
O que sabemos sobre a Amazônia e sua história? E sobre sua historiografia?
Amazônia – características físicas, geográficas, climáticas.
Texto 1 – John Monteiro. Capítulo 3: Entre o Etnocídio e a Etnogênese. In: TUPIS, TAPUIAS E HISTORIADORES: Estudos de História Indígena e do Indigenismo.
Tarefa: pesquisar dados sobre a cronologia da História do Brasil, da Amazônia e de Roraima.
Aula 3
18/8/15
Linha do tempo
Aula 4
25/8/15
Linha do tempo – finalização. John Monteiro: como resumir suas ideias.
Aula 5
1/9/15
Exercício de produção de resenha.
Aula 6
8/9/15
Atividade com mapa: Configuração geográfica da Amazônia e principais rios.
Texto 2: Antônio Porro. Os Povos Indígenas da Amazônia à chegada dos europeus
Aula 7
15/9/15
Continuação.
Aula 8
22/9/15
Trabalho escrito em duplas: Resenha do texto do Antônio Porro.
A) Contextualizar o autor; formação, principais obras; situar a obra resenhada no conjunto da obra dele.
B) Sintetizar o texto, focando os seguintes pontos:
1. Caracterização dos ambientes naturais da Amazônia
      2. Origens e desenvolvimento das primeiras populações ameríndias
3. conceitos de RAÇA, LÍNGUA E CULTURA –  e por que alguns servem à Biologia e outros servem para a História.
4. Conceito de Etno-História – relacionar com John Monteiro e Nádia Farage.
5. Os grandes troncos linguísticos da Amazônia (Aruak, Karib e Tupi). Origem, dispersão, exemplos de povos pertencentes a cada um desses troncos. A grafia dos etnônimos e a convenção da Primeira Reunião Brasileira de Antropologia (1953). Outros grupos (Pano, Tukana, Jê, Xiriana etc).
6. Arqueologia na Amazônia: as pesquisas de B. Meggers e Evans – suas descobertas e as críticas que sofreram.
7. O problema das estimativas populacionais da Amazônia pré-colonial: críticas às primeiras estimativas. Metodologias de cálculo.
8. Por que Porro se preocupa mais em investigar as culturas das várzeas e não da terra-firme?
9. Organização social das culturas da várzea nos séculos XVI-XVII: como era? Quais as fontes para conhece-las?
10. Manufaturas, comércio, formas de interação e religião – idem.
Aula 9
29/9/15
Texto 3: MOREIRA NETO, Carlos de Araújo. Os Principais grupos missionários que atuaram na Amazônia Brasileira entre 1607 e 1759.
Distribuição dos textos para a resenha a ser apresentada nos dias 3 e 10 de novembro.
Aula 10
6/10/15
Texto 4: DANIEL, Padre João. Tesouro Descoberto no Máximo Rio Amazonas. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.
Aula 11
13/10/15
Atividades com fontes.
Aula 12
20/10/15
Continuação.
Aula 13 27/10/15
Textos 5-A a 5-M: Serão definidos por dupla
SAMPAIO, BELOTTO, CARVALHO JR. Etc.
Aula 14
3/11/15
Apresentações das resenhas
Aula 15 10/11/15
Apresentações das resenhas
Atividade escrita individual sem consulta.
Aula 16
17/11/15
Texto 6: MOREIRA NETO, Carlos de Araújo. Igreja e Cabanagem (1832-1849).
Aula 17
24/11/15
Continuação.
Aula 18
1/12/15
A combinar.

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