PLANO DE
ENSINO
DISCIPLINA:
HISTÓRIA DA AMAZÔNIA
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PROFESSOR:
André Augusto da Fonseca
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CURSO
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CARGA HORÁRIA
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MUNICÍPIO
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História
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72 h
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Alto Alegre - vespertino
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EMENTA
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História
e historiografia da Amazônia. Estudo da constituição da sociedade amazônica a
partir da sua ocupação até o período moderno, enfatizando os aspectos étnicos
e culturais. Transformações políticas e econômicas das sociedades amazônicas
no período moderno.
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OBJETIVOS (guiarão todas as atividades e a
avaliação)
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CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
1.
Etnohistória
e Amazônia Pré-Colonial
2.
Ascensão
e crise do missionarismo
3.
Reorganização
do Estado do Grão-Pará: reforma, negociação e resistência
4.
Fim do
período colonial e explosão das contradições sociais: Cabanagem
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METODOLOGIA DE ENSINO
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Aulas com
4 horas de duração: duas primeiras horas para apresentar o autor, conceitos,
contexto em que escreve a obra. Duas últimas horas direcionadas para os
alunos discutirem em pequenos grupos com base numa ideia deixada pelo
professor. Ao final, todos os grupos socializam as ideias que foram pontuadas
nas discussões.
Só
três coisas não se perdoam academicamente: plágio, falta de leitura e excesso
de faltas.
Este
plano foi inteiramente concebido para a formação de profissionais que
exercerão a pesquisa e a docência. Dessa forma, exercícios com mapas
serão estratégicos para aprendizagem de conteúdos e métodos de
ensino-aprendizagem, por exemplo.
O blog http://andreaugfonseca.blogspot.com.br/ será um espaço de
interação com material didático, recomendações, debates e sugestões.
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AVALIAÇÃO
Bibliografia comentada: definir uma temática
por grupo e direcionar as obras que devem ser trabalhadas. Exigir que os alunos
apresentem os autores, o contexto em que a obra foi escrita, as ideias
centrais e conceitos. Definir também a quantidade de parágrafos por obra,
porque a ideia é que esse trabalho se torne um guia de consulta para próximos
trabalhos; Análise de documentos;
Prova; Em cada um desses instrumentos, os
critérios de avaliação da aprendizagem de cada aluno são sempre os objetivos
deste plano.
Por exemplo, o domínio dos conceitos
(objetivo 1) será avaliado em todas as atividades.
A nota final será calculada pela média
aritmética, uma vez que cada instrumento valerá cem pontos.
Alunos devem
lembrar-se de que se exigem ao menos 75% de presença para aprovação, sob pena
de reprovação automática.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARDOSO, C. F. Economia e sociedade em áreas
coloniais periféricas: Guiana Francesa e Pará (1750-1817). Rio de Janeiro:
Graal, 1984.
HOORNAERT, Eduardo. História da Igreja na
Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1992.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
DANIEL,
João. Tesouro Descoberto no Máximo Rio Amazonas. Rio de Janeiro: Contraponto,
2004, 2 v.
FARAGE,
Nádia. As muralhas dos sertões: os povos indígenas no Rio Branco e a colonização.
Rio de Janeiro: Paz e Terra/ANPOCS, 1991.
FREIRE,
Jose Ribamar Bessa. Amazônia Colonial. Manaus: Metro Cúbico, 1991.
LAPA,
J. R. Livro da Visitação do Santo Ofício da Inquisição ao Estado do Grão-Pará
(1763-1769). Petrópolis: Vozes, 1978.
MELLO
E PÓVOAS, J. d. (1983). Cartas do primeiro governador da Capitania de São
José do Rio Negro, Joaquim de Mello e Póvoas (1758-1761): transcrições
paleográficas de Samuel Benchimol. Manaus: UFAM/Cedeam.
PORRO,
Antonio. As Crônicas do rio Amazonas.
Notas Etno-Históricas sobre as antigas populações indígenas da Amazônia.
Petrópolis: Vozes, 1993.
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PROFESSOR (A): ANDRÉ
AUGUSTO DA FONSECA.
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ASSINATURA
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Aula 1
4/8/15
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Apresentação das pesquisas dos
docentes do curso. Debate sobre pesquisa em História.
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Aula 2
11/8/15
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O que sabemos sobre a Amazônia e sua história? E sobre sua
historiografia?
Amazônia – características físicas, geográficas, climáticas.
Texto 1 – John Monteiro. Capítulo 3: Entre o Etnocídio e a
Etnogênese. In: TUPIS, TAPUIAS E HISTORIADORES: Estudos de História Indígena
e do Indigenismo.
Tarefa: pesquisar dados sobre a cronologia da História do Brasil, da
Amazônia e de Roraima.
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Aula 3
18/8/15
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Linha do tempo
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Aula 4
25/8/15
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Linha do tempo – finalização. John Monteiro: como resumir suas ideias.
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Aula 5
1/9/15
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Exercício de produção de resenha.
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Aula 6
8/9/15
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Atividade com mapa: Configuração geográfica da Amazônia e principais
rios.
Texto 2: Antônio Porro. Os Povos Indígenas da Amazônia à chegada dos
europeus
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Aula 7
15/9/15
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Continuação.
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Aula 8
22/9/15
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Trabalho
escrito em duplas: Resenha do texto do Antônio Porro.
A) Contextualizar o autor; formação, principais obras; situar a
obra resenhada no conjunto da obra dele.
B) Sintetizar o texto, focando os seguintes pontos:
1. Caracterização dos ambientes naturais da
Amazônia
2. Origens e desenvolvimento das primeiras
populações ameríndias
3. conceitos de RAÇA, LÍNGUA E CULTURA
– e por que alguns servem à Biologia e
outros servem para a História.
4. Conceito de Etno-História – relacionar
com John Monteiro e Nádia Farage.
5. Os grandes troncos linguísticos da
Amazônia (Aruak, Karib e Tupi). Origem, dispersão, exemplos de povos
pertencentes a cada um desses troncos. A grafia dos etnônimos e a convenção
da Primeira Reunião Brasileira de Antropologia (1953). Outros grupos (Pano,
Tukana, Jê, Xiriana etc).
6. Arqueologia na Amazônia: as pesquisas de
B. Meggers e Evans – suas descobertas e as críticas que sofreram.
7. O problema das estimativas populacionais
da Amazônia pré-colonial: críticas às primeiras estimativas. Metodologias de
cálculo.
8. Por que Porro se preocupa mais em
investigar as culturas das várzeas e não da terra-firme?
9. Organização social das culturas da
várzea nos séculos XVI-XVII: como era? Quais as fontes para conhece-las?
10. Manufaturas, comércio, formas de
interação e religião – idem.
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Aula 9
29/9/15
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Texto 3: MOREIRA NETO, Carlos de Araújo. Os Principais grupos
missionários que atuaram na Amazônia Brasileira entre 1607 e 1759.
Distribuição dos textos para a resenha a ser apresentada nos dias 3
e 10 de novembro.
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Aula 10
6/10/15
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Texto 4: DANIEL, Padre João. Tesouro Descoberto no Máximo Rio
Amazonas. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.
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Aula 11
13/10/15
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Atividades com fontes.
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Aula 12
20/10/15
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Continuação.
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Aula 13 27/10/15
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Textos 5-A a 5-M: Serão definidos por dupla
SAMPAIO, BELOTTO, CARVALHO JR. Etc.
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Aula 14
3/11/15
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Apresentações das resenhas
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Aula 15 10/11/15
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Apresentações das resenhas
Atividade escrita individual sem consulta.
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Aula 16
17/11/15
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Texto 6: MOREIRA NETO, Carlos de Araújo. Igreja e Cabanagem
(1832-1849).
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Aula 17
24/11/15
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Continuação.
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Aula 18
1/12/15
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A combinar.
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