terça-feira, 29 de setembro de 2015

Plano de ensino e cronograma de atividades

Universidade Estadual de Roraima
BACHARELADO EM TURISMO

PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: História do Brasil
PROFESSOR: André Augusto da Fonseca

CURSO
CARGA HORÁRIA
MUNICÍPIO
Turismo
60 h
Boa Vista - Noturno

EMENTA

Ementa: Análise do desenvolvimento histórico do Brasil, desde colônia de exploração até república independente, com especial ênfase para o período histórico mais recente, a partir da década de 1950, com finalidade de entender o processo de desenvolvimento econômico do país e os problemas gerados no decorrer desse processo. Os diversos tipos de planejamento desde o Plano de Metas. O Brasil e o Mercosul. O Brasil na “nova ordem internacional”. O turismo na história do Brasil.


OBJETIVOS (guiarão todas as atividades e a avaliação)

  1. Compreender conceitos básicos para a compreensão do Brasil, como NACIONALISMO, DESENVOLVIMENTISMO, IMPERIALISMO, BURGUESIA, TRABALHISMO.
  2. Relacionar as transformações históricas e as diferentes formações sociais na trajetória nacional com suas expressões culturais, artísticas e urbanísticas.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.     Pré História e arte rupestre no Brasil
2.     Colônia – “raça”, cor e arte
3.     A formação do Estado-Nação – representações culturais e sua materialização nas cidades
4.       Um novo país no século XX: embates e contradições em torno de diferentes projetos nacionais.

METODOLOGIA DE ENSINO

A leitura das obras historiográficas indicadas será obrigatória, sendo atribuída nota às elaborações e dúvidas formuladas pelos alunos, em atividades orais e escritas realizadas periodicamente.
As dúvidas dos alunos, formuladas como perguntas, são sempre valiosas.
Só três coisas não se perdoam academicamente: plágio, falta de leitura e excesso de faltas.
Os alunos devem lembrar-se de que se exigem ao menos 75% de presença para aprovação, sob pena de reprovação automática.
O blog http://andreaugfonseca.blogspot.com.br/ será um espaço de interação com material didático, recomendações, debates e sugestões.

AVALIAÇÃO

Provas, seminários e trabalhos escritos serão instrumentos de avaliação. Em cada um desses instrumentos, os critérios de avaliação da aprendizagem de cada aluno são sempre os objetivos deste plano.
Por exemplo, o domínio dos conceitos (objetivo 1) será avaliado em todas as atividades.
A nota final será calculada pela média aritmética, uma vez que cada instrumento valerá cem pontos.

Bibliografia Básica:

BURKE, Peter (Org.) A escrita da história: novas perspectivas. SP: Ed Universidade Estadual Paulista, 1992.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2004.

Bibliografia Complementar:

GASPAR, Madu. A Arte rupestre no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

MOTA, Carlos Guilherme. Viagem Incompleta: a experiência brasileira. 2 vols. 3. Ed.São Paulo: SENAC, 2013.


PROFESSOR (A): ANDRÉ AUGUSTO DA FONSECA.

ASSINATURA

CRONOGRAMA

Aula 1
14/8/15
Arraial da UERR
Aula 2
21/8/15
Apresentação da Disciplina. Funções da história do Brasil para os profissionais do turismo. Linha do tempo.
Aula 3
28/8/15
Pré-História no Brasil. Texto 1 - GASPAR, Madu. A Arte Rupestre no Brasil.
Aula 4
4/9/15
Trabalho escrito sobre Arte Rupestre.
Aula 5
11/9/15
Estilos artísticos e seus contextos históricos: barroco, rococó, neoclássico
Aula 6
18/9/15
Texto 2 - SCHWARTZ, Stuart B. Gente da terra braziliense da nasção. Pensando o Brasil: a construção de um povo -. IN: MOTA, Carlos Guilherme. Viagem Incompleta.
Aula 7
25/9/15
Texto 3 - COSTA E SILVA, Alberto da. Quem fomos nós no século XX: as grandes interpretações do Brasil.
Sorteio dos temas do seminário: cada grupo deverá fazer uma apresentação sobre um dos grandes intérpretes citados, usando projetor e dramatização teatral.
1.       Biografia
2.       Contexto histórico, político, econômico, social, cultural
3.       Obra. Leitura dramatizada de trechos escritos pelo escritor sorteado.
Aula 8
2/10/15
Discussão da primeira versão da apresentação de cada grupo.
Aula 9
9/10/15
Apresentação do Primeiro Seminário:
Quem fomos nós no século XX: as grandes interpretações do Brasil.
Aula 10
16/10/15
Texto 4 - REIS FILHO, Nestor Goulart. Urbanização e Modernidade: entre o passado e o futuro
Aula 11
23/10/15
Atividade individual escrita sem consulta com leitura de imagens.
Distribuição dos grupos e temas para o seminário final
Aula 12
30/10/15
Texto 5 – FICO, Carlos. O Brasil no Contexto da Guerra Fria: democracia, subdesenvolvimento e ideologia do planejamento (1946-1964)
Texto 5 – Brasil: do golpe de 1964 à redemocratização
Texto 6 – Os anos 1990: o ocaso do político e a sacralização do mercado
Aula 13 6/11/15
Discussão da primeira versão das apresentações dos grupos.
Aula 14
13/11/15
Seminário Final – primeira parte
Aula 15 20/11/15
Seminário Final – última parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos debater este tema?