Em primeiro lugar, quero manifestar minha satisfação em trabalhar com sua turma. Vejo responsabilidade, empenho e entusiasmo em aprender na maioria de vocês. Além disso, vocês tem mostrado muita capacidade para os desafios acadêmicos. Isso me anima muito.
Agora, vamos à atividade com fontes.
Muitos pesquisadores usam fontes manuscritas com esta abaixo, que uso no meu trabalho (Requerimento da Índia Madalena, 1779. AHU). Mas esse não será o caso de vocês neste semestre, pois só precisam usar fontes impressas no momento. Que moleza, hein?
Cada dupla poderá escolher um dos temas sugeridos ou criar um novo problema de pesquisa a partir da leitura de uma das fontes indicadas. Nenhum tema poderá ficar sem uma dupla, mas um mesmo tema poderá ser escolhido por mais de uma dupla. Estes são os temas/problemas propostos para investigação:
- O sistema das drogas do Sertão – aventura, negociação e integração dos sertões amazônicos ao império português (Como funcionavam as expedições de coleta das drogas do sertão? Quem as integrava? Como eram recrutados? Como se organizavam? Como os produtos eram comercializados?)
- O papel do Rio Branco na política pombalina no Grão-Pará (Como os agentes régios viam a região do Rio Branco na estratégia geral para a Amazônia? Que potencial econômico era apontado pelos contemporâneos para a colonização do Rio Branco? Que medidas concretas foram realizadas e por quê?);
- Desertores, negros e mestiços no Rio Branco colonial (que personagens marginais das sociedades coloniais espanhola, portuguesa e holandesa foram registrados nas fontes dos séculos XVIII e XIX sobre o Rio Branco? Como negros, mestiços e desertores tinham tanto destaque nos empreendimentos coloniais nesta fronteira?);
- Curandeirismo e ervas medicinais na Amazônia Colonial (qual era a relação entre missionários, autoridades e curandeiros no Estado do Grão Pará? Que ervas medicinais eram utilizadas nessa época e nessa região e continuam sendo usadas hoje? Como elas eram usadas?).
- Relações entre missionários e ameríndios no Grão-Pará: etnogênese, sincretismo e resistência
- Epidemias no norte da América Portuguesa, século XVIII: despovoamento radical
- Relações de trabalho nos aldeamentos missionários
- As relações entre europeus e ameríndios na obra de João Daniel (Amazônia, século XVIII)
- Agricultura na Amazônia Colonial: subsistência e exportação
- Transformando índios em vassalos do rei português
Cada dupla poderá usar uma ou mais fontes. As fontes a serem utilizadas são as seguintes (clique no título para baixar):
Tesouro Descoberto no Máximo Rio Amazonas, escrito pelo Padre João Daniel, S.J. Trata-se de uma verdadeira enciclopédia da Amazônia Colonial, escrita entre 1758 e 1776.
Anexos à Primeira Memória do Brasil. trata-se de uma coleção de documentos (fontes) coloniais reunidos pelo Itamaraty para defender o direito do Brasil ao território em litígio com a Inglaterra (Questão do Pirara, início do século XX). Todos os documentos (cartas e ofícios entre governadores, coroa, comandantes do Forte São Joaquim) referem-se ao Rio Branco.
Diário do Rio Branco e Diário do Rio Negro, de Alexandre Rodrigues Ferreira. Esse naturalista, nascido no Brasil e formado em Portugal, viajou milhares de quilômetros pela Amazônia entre 1783 e 1793, legando-nos minuciosos relatos. Para quem vai pesquisar ervas medicinais, adiciono outra versão do Diário do Rio Negro que tem um suplemento sobre esse assunto, a partir da p. 134.
Relação Geográfico-Histórica do Rio Branco da América Portuguesa, do Ouvidor Xavier de Sampaio (década de 1770 - a partir da p. 200).
Para a análise dos documentos, considere os seguintes pontos para a redação do trabalho escrito (3 a 5 páginas):
- Quando os documentos foram produzidos (contextualizar o documento conforme historiografia)? Qual o objetivo de quem produziu esse documento?
- Quem os escreveu? A quem o documento se destinava? A que gênero ele pertence?
- Nenhum documento fala por si mesmo. Ele só nos diz algo se for interrogado. O tema que a dupla escolheu sugere várias perguntas para vocês interrogarem o texto. Apresentem essas perguntas.
- Procurem pistas no documento (fonte). Encontrem e mostrem essas pistas (citando) e confrontem-nas com a historiografia estudada. Por fim, façam uma conclusão tentando responder às perguntas iniciais.
ATENÇÃO: para as atividades de análise de fonte e da bibliografia comentada, será fundamental o estudo cuidadoso do texto 3 (capítulo III - HOORNAERT, Eduardo. História da Igreja na Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1992). Vários dos textos estudados até o momento também serão úteis.
Cada dupla entregará o trabalho escrito e fará uma breve apresentação em sala, em data a combinar.
Caso a dupla tenha interesse, poderá inscrever o trabalho em um dos eventos abaixo, deverá fazê-lo apenas de acordo com as normas do evento (veja o edital). Dessa forma, um único trabalho seu valerá para a avaliação e aprendizagem em nossa disciplina e para publicação, divulgação e currículo para você.
I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERR – I EEPE/UERR (http://uerr.edu.br/eepe)
I Encontro de Ciências Humanas Estácio da Amazônia (https://www.even3.com.br/Evento/Login?evento=IECHEA)
Peço que cada dupla manifeste sua escolha de tema nos comentários.
Escrevam suas dúvidas nos comentários ou enviem por e-mail para mim.
Mãos à obra!
Olá, escolho o tema 1- O sistema das drogas do sertão
ResponderExcluirProfessor, fico com o tema 10
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVou ficar com o tema 6
ResponderExcluirÓtimo, pessoal! Aguardo os demais. Boa noite e um ótimo final de semana a todos(as).
ResponderExcluirAcrescentei mais dois documentos, ambos na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Vejam bem: são dois números da revista, cada um com centenas de páginas, mas só interessam os documentos em destaque (A Descrição do Rio Branco do Ouvidor Xavier de Sampaio em uma revista e o Diário do Rio Negro em outra).
ResponderExcluirescolho o tema 4.Curandeirismo e ervas medicinais na Amazônia Colonial.
ResponderExcluirPrezado Dr. André Augusto, eu ficarei com o tema de número 2. Abraços!
ResponderExcluirProfessor André Augusto, irei realizar inquirição e perquirição do Tema 2. Tenho a intenção de realizar exposição do mesmo em forma de banner no I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERR – I EEPE/UERR.
ResponderExcluirAtenciosamente Clhinger Guedêlha.
Ótimo. Compartilhem aqui também suas dúvidas.
ResponderExcluirExplorem os recursos do blog.
Abraços.
Prof. André, lhe enviei um e_mail para sanar algumas dúvidas. Aguardo retorno.
ExcluirAtt. Clhinger
Ficamos com o tema 1
ResponderExcluirNathalia Cristina.
Interessei-me pelo tema 7, professor!
ResponderExcluirOlá boa tarde! Vou ficar com o tema: Curanderismo e ervas medicinais no Amazonas colonial. Só que encontrei pouco material se possível me der umas dicas onde posso encontrar.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor vou ficar com o tema 8
ResponderExcluirOlá Professor, me interessei pelo Tema 9.
ResponderExcluirAllan, Tiago, Yamara, Jaqueline, Nathalia, muito bem! Registrados. Avisem a todos(as) os(as) colegas que devem trazer a primeira versão do trabalho para comentar e entregar quarta-feira 11/5/16. Abraços.
ResponderExcluirProfessor, fiquei com o tema 5
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