• Tenham em mente que este plano deve expressar suas aprendizagens em Didática (Zabala, Vasconcellos, Bittencourt, Carraher etc.).
• Seu plano de ensino deve prever de 4 a 7 aulas, com metodologia detalhada. Sempre esclareça as instruções que serão dadas aos alunos, as orientações e recursos para as atividades e as formas de sistematização/organização das aprendizagens.
• Siga as instruções do modelo de Plano da apostila de Didática (“Esquema de um plano de ensino”).
• Os objetivos devem ser formativos, no sentido de uma educação emancipatória e crítica, de formação para a cidadania (não são conteúdos descontextualizados, “conteúdos pelos conteúdos”). Preferencialmente, devem contemplar objetivos conceituais/factuais, procedimentais e atitudinais, coerentes com a problematização.
• Os conteúdos selecionados devem refletir algum aspecto de seu aprendizado na universidade, nos 4 primeiros semestres (América, Brasil, Amazônia e Roraima).
• A Metodologia deve dar conta dos objetivos, ou seja, você deve organizar atividades desafiadoras e criativas que ajudem os alunos a dominar o que foi proposto como objetivo. Você tem um repertório de estratégias didáticas interessantes para escolher: análise de fontes históricas, RPG, mapa conceitual, webquest, dramatização, júri simulado, atividades com mapas, entrevistas, saídas de campo, telejornal simulado, provas, GV-GO, Philips 66, testes etc.
• Muitas dessas atividades já são instrumentos de avaliação, que devem equilibrar atividades individuais e em grupo. Portanto, na parte da avaliação, simplesmente siga o modelo da apostila e apenas relacione as atividades que servirão para avaliar cada objetivo.
• Sempre referencie os recursos utilizados (ficha dos filmes, URL, fonte das reportagens utilizadas etc.). Se necessário, reproduza nos anexos alguns dos materiais propostos.
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