quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Roteiro de Análise de livros didáticos

Como se sabe, o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) é uma política pública que tem vários aspectos criticáveis. É um programa bilionário, há concentração de editoras, parte de uma premissa de que o livro didático poderia suprir deficiências de formação etc.

Porém, também é inegável que a qualidade dos livros didáticos melhorou muito com o PNLD e suas avaliações, com a escolha do livro pelos(as) docentes etc. Na disciplina de História, a influência de novas correntes historiográficas e das reflexões sobre o ensino de história trouxeram propostas de uso de fontes diversificadas e muitas atividades desafiadoras e atrativas para os alunos.

Tenho notado, contudo, que em muitas escolas se age como se só houvesse dois extremos: descartar totalmente o livro didático fornecido (a um custo alto para a sociedade) ou ser um robô do livro didático, muitas vezes se usando apenas as atividades menos interessantes e mais alienadas oferecidas no livro. Isso é muito frustrante, com certeza.

Há com frequência uma atitude de se subestimar a capacidade de crianças e jovens - "Ah, essa atividade eu não vou passar porque eles não conseguem fazer". Jamais subestime as pessoas!

Na disciplina de estágio, elaborei o seguinte roteiro de análise de livro didático. Cada aluno recebeu a cópia de um capítulo de um livro didático para fazer essa reflexão e, assim, elaborar um plano de ensino futuramente sabendo usar o livro didático (e não ser usado por ele!).


1)   Identifique a obra.

2)  Leia o capítulo. Há sugestões de filmes interessantes? A linguagem está adequada para a idade dos alunos? Quais os principais conceitos identificados?

3)  Considere que a temática foi solicitada pelo professor do estágio. Ao fazer seu plano de ensino, como você redigiria os objetivos (tenha em mente os 3 tipos de objetivos e, principalmente, que as finalidades da disciplina se relacionam à formação para a cidadania)?

4)  Como você redigiria a lista de conteúdos?

5)  Como você iniciaria a primeira aula?

6)  Avaliando o capítulo do livro didático, você diria que ele explicita os 3 tipos de objetivos?

7)  O livro relaciona claramente o tema estudado com as necessidades de orientação histórica do jovem cidadão na sua vida?

8)  Quais são as melhores atividades (estratégias didáticas) propostas? Elas são memorizadoras ou criativas e desafiadoras?

9)   Você utilizaria essas atividades como instrumentos de avaliação? Por quê?


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