sexta-feira, 11 de maio de 2018

Metodologias de ensino-aprendizagem em História - exposição de experiência no Fórum dos Professores de História de Roraima

Ontem (10/05/2018) tivemos o segundo encontro do Fórum de Professores de História de Roraima e a proposta do encontro era o compartilhamento de experiências com metodologias desafiadoras que coloquem os alunos para participarem do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Tivemos quatro apresentações (Gisele, Marcos, Alfredo e Kézia) e uma outra apresentação (Galvani) ficou para o próximo encontro no dia 21/06/2018.

Gostaria de compartilhar com vocês a apresentação que fiz sobre o uso da produção de Histórias em Quadrinhos em História, uma metodologia que utilizamos em 2012, na Escola Estadual Tancredo Neves através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Roraima. Essa proposta de trabalho já havia sido publicada pela UFRR na coleção Práticas Docentes, vol. 6, intitulado "Experiências pedagógicas inovadoras" organizado pela Silvana Tulio Fortes, Fabíola Carvalho, Larissa Gonçalves e Elzimar de Oliveira Rufino (2014). O artigo encontra-se publicado nessa obra com o título "Metodologias de aprendizagem: experiências e vivências em História".
FORTES, Silvana T.; CARVALHO, Fabíola; GONÇALVES, Larissa; RUFINO, Elzimar de O. (Orgs). Experiências pedagógicas inovadoras. Coleção Práticas Docentes, Vol. 6, Boa Vista: Editora da UFRR, 2014. 

Abaixo, compartilho com vocês o Power Point da apresentação e o instalador do aplicativo que foi produzido pela UNICAMP e utilizado no desenvolvimento da metodologia, o "Hagáquê" e que pode ser baixado gratuitamente.

Metodologia de ensino-aprendizagem a produção de História em Quadrinhos na disciplina de História (Power Point)
Metodologia de ensino-aprendizagem a produção de História em Quadrinhos na disciplina de História (PDF)
Hágaquê - Instalador do aplicativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos debater este tema?