segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Curso de Pós-Graduação em História da UERR tem suas primeiras defesas de TCC

  • Nesta quarta-feira, 29 de novembro, o Curso de Especialização em História da Amazônia da UERR teve sua primeira banca de trabalho final. A estudante Mary Jane Barreto de Souza defendeu seu trabalho de conclusão de curso, intitulado O DESLOCAMENTO DOS MAKUXI NA FRONTEIRA DO BRASIL E GUYANA PARA A COMUNIDADE RAIMUNDÃO I (TERRA INDÍGENA RAIMUNDÃO, MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE).

    A banca, composta pela Prof. Dra. Raimunda Gomes da Silva, pelo Profª. Dr. Jonildo Viana dos Santos (UFRR), pela Profª. Me. Laiana Pereira dos Santos, aprovou a pesquisa de Mary Jane Souza, que apresentou dados de pesquisa de campo. Moradores da comunidade indígena de Raimundão I, pertencentes ao povo indígena Makuxi, foram entrevistados. Deslocando-se a pé ou de canoa pela grande terra ancestral que atravessa as atuais fronteiras nacionais, valendo-se das relações de parentesco que se ramificam entre os países vizinhos, movidos por fatores econômicos, enfrentam preconceito e comentários discriminatórios nas escolas e postos de saúde. A fronteira não é somente  um espaço de trânsito, mas também de contatos culturais e de jogos de identidade, estruturados por relações interculturais e simbólicas.

    Orientada pela Professora Mestra Giseli Deprá, a investigação visava entender as motivações que levaram indígenas a se deslocarem da Guyana para a comunidade Raimundão I, no município de Alto Alegre, na última década do século XX. 

    O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em História da Amazônia da UERR teve início em 2016 e deverá abrir edital para nova turma no segundo semestre de 2018.

    Trata-se do único curso de especialização em História em instituição pública e gratuita em Roraima, com quadro docente composto de doutores e mestres.

    Contato:Professora Dra. Raimunda Gomes da Silva - poshistoria@uerr.edu.br  




  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Vamos debater este tema?