terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Jogo Impérios Coloniais - turma do Primeiro Semestre 2017

Prezados(as) estudantes:

No Jogo Impérios Coloniais, em 15 de fevereiro de 2017, podemos relembrar algumas noções geográficas, econômicas e sociais do colonialismo do início da Idade Moderna.

Podemos ver como estratégias didáticas desenvolvidas para o ensino fundamental e médio podem empolgar os alunos e despertar seu interesse por história. São infinitas as possibilidades de outras estratégias didáticas.

Como nossa primeira atividade escrita de História da América I, cada estudante deve registrar como comentário os seguintes aspectos aprendidos ou relembrados no jogo em sala de aula:

1) Dentro das sociedades europeias, havia contradições sociais e políticas? Explique.
2) Por que as áreas tropicais eram tão visadas pelo colonialismo europeu?
3) Qual era o papel econômico, estratégico e militar das Companhias Privilegiadas de Comércio?

Espero que gostem da atividade. Se tiverem fotos boas da atividade, enviem para andreaugfonseca@gmail.com

Grande abraço!


34 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1- Havia contradições sociais e políticas por que o clero, a burguesia e o rei nem sempre concordavam entre si. Cada um tinha um interesse diferente.

    2- As áreas tropicais tem um clima mais propício para para plantações como algodão, fumo, frutas, etc.

    3-As Companhias Privilegiadas de Comércio tinham bastante autonomia, poder político e bélico.Eram usadas com interesses distintos, pois podiam invadir territórios e tinham grande atividade no comercio mundial.


    Éder Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Éder! É por aí mesmo. Tudo o que você disse é verdade, mas seria possível desenvolver mais, oferecer exemplos, explicar etc. Abraço!

      Excluir
  3. 1- Sim! As contradições sociais eram notórias, devido grande parte das riquezas pertencerem apenas a um grupo social, no caso o REI, CLERO, e BURGUESIA, que na época detiam o poder. Vale destacar que outras classes como camponeses, homens livres, muitas vezes eram obrigados a ir para as colonias trabalhar em troca de alimentos, pois poderiam morrer de fome se ficassem na metrópole.
    No que tange as contradições politicas, a classe dominante da época não se entendia devido ao jogo de interesse, como por exemplo, quando o rei (No caso eu..rsrs) queria investir em poder bélico, a burguesia (Meus colegas) queria a agricultura e o clero optava pelas missões religiosas e assim por diante.

    2- Eram visadas porque a sociedade feudal da época precisava de terras propicias para plantações de insumos primários, como algodão, cana de açúcar, fumo. Outro fator, eram as riqueza naturais encontradas nas áreas tropicais como, ouro, prata, cobre, pau-brasil, drogas do sertão, dentre outras. Vale destacar, que as áreas tropicais também favoreciam a exportação e importação devido ficarem nas margens dos oceanos.

    3- O papel econômico das companhias privilegiadas, era coletar impostos e expandir as fronteiras em busca de mais riquezas e poder. A estrategia era colonizar outros lugares, mandar missões para colonias, com o objetivo de ter mão de obra livre e escrava, exportar produtos manufaturados e, investir em plantações de insumos como, fumo, algodão e cana de açúcar. O papel militar proteger as conquistas e manter o nova ordem, para isso foram enviados diversos batalhões para as colonias e construídos fortes e fortalezas para deter possíveis ataques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas respostas. Vamos aprofundar esses conteúdos ao longo do semestre.

      Excluir
  4. 1- sim existia, com o auto enriquecimento da burguesia sempre em Ascenção e sempre necessitando da proteção do Rei contra a ambição da nobreza e contra a intolerância do clero pelas suas atividades. individualistas

    2- As áreas ttopicais eram vizadas pelos colonizadores por que eles podiam cultivar o que não dava produzir em suas metropolis por conta do clima e outros fatores e com a mau de obra escrava que baratiava bastante a produção.

    3- O papel econômico das companhias privilegiadas de comércio eram olucro total de algumas tipos de especiarias, minérios e matérias primas encontradas apenas em suas colonias. Sua estratégia era fazer com que a sua metrópolis tivessen o monopólio de especiarias e a diminuições adas concorrências é militarmente era proteger suas colonias suas rotas marítimas e acabar com a pirataria que se aproveitavam de suas colonias.

    Aluno: Jayk Correa Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jayk, na primeira questão você tocou em um aspecto fundamental na relação entre rei e burguesia. Isso acontecia mesmo. Mas acho que é "alto" (intenso, grande) enriquecimento e não "auto" (de si mesma).
      Questão 2 - Está correta (só precisa corrigir alguns erros de digitação). Ficaria ainda melhor oferecendo exemplos desses gêneros tropicais, certo?
      3 - Correta.

      Abraço!

      Excluir
  5. 1- Sim,existia contradições principalmente com a expansão da revolução industrial onde a classe dos operários eram cada vez mais explorados,enriquecendo cada vez mais os donos do capital,enquanto os operários viviam em condições sub humanas.

    2- Porque as áreas tropicais eram fontes de matéria prima para o comércio de especiarias.

    3- As companhias de comércio tinha como objetivo aumentar os lucros comercias com as exploração das colônias, aprimorar o processo produtivo,ultrapassar os países concorrentes e marcar território.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Kessia:
      Na número 1, você está pensando em uma outra época, a da Revolução Industrial. Essa realidade de sociedade de classes e de operariado pertence ao mundo dos séculos XIX, XX e XXI. Mas nossas disciplinas, neste semestre, só vão até o século XVII e XVIII. No jogo, os grupos sociais eram outros.
      Na número 2 você poderia explicar bem mais. Por exemplo, seria possível plantar cacau, cana-de-açúcar e tabaco na Europa? Por quê?
      Na 3, realmente esses eram objetivos. Mas vimos que seria possível falar mais sobre o papel dessas Companhias no início da Idade Moderna e sobre as diferenças delas para as empresas atuais.

      Excluir
  6. 1- Sim, como consequência disso são as desigualdades sociais, gênero, desigualdade entre a distribuição de renda, falta de investimentos em cultura, saúde e educação, o alto índice de desemprego e corrupção.
    2- Os principais fatores de interesse do Colonialismo Europeu são as economias, que na industrialização tinham como principal objetivo de elevar um nível de vida e obter fontes de matéria prima encontradas em áreas tropicais. E os fatores políticos, caracterizando-se em rivalidades nacionais entre os países do mundo para conquistar territórios em outros continentes.
    3- Nas relações economicas encontrava-se condições de pagamento e, formas de financiar organizações de transporte ultramarino e monopólio em vendas e compras, como por exemplo as manutenções de plantações de fumo, algodão e açúcar. Já o poder militar não se limitava na autonomia em proteção e acabar com a pirataria nas regiões colonizadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Layna, na número 1 você mostra indignada com uma realidade do século XXI, mas procure compreender e explicar as contradições internas das sociedades europeias do início da Idade Moderna (séculos XVI, XVII), ok? ;-)
      Na 2, a articulação entre colonialismo e industrialização seria apropriada para o período dos séculos XIX-XX, ou seja, depois da Revolução Industrial. No mais, está correto, mas poderia explicar a importância da diferença climática: havia produtos que se tornavam lucrativos para o comércio na Europa por não serem cultiváveis no clima temperado.
      Na 3, você tocou nos temas principais sobre as Companhias de Comércio Privilegiadas. Só recomendaria reescrever para que as frases fiquem mais claras e diretas.

      Excluir
  7. 1. Sim. Os camponeses que trabalhavam a terra para os senhores. Havia fome, maus tratos. Houve a servidão, que diferente da escravidão, o trabalhador era semi livre, onde a terra era cedido a ele em troca de proteção, de favores ao senhores feudais. O feudo era um benefício. Nesse peŕiodo houve também muitas invasões, surgimento de reinos e no meio disso tudo, está o camponês;

    2. Devido o clima propenso para o cultivo de algumas culturas, como por exemplo, o pau-brasil, que era muito apreciado na Europa. Tinha também a questão das especiarias; e

    3. A missão das Companhias, economicamente, era o transporte dos produtos; dos escravos para trabalharem as terras; etc. Militarmente dava o apoio a Pernambuco, na luta contra os holandeses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, muito importante você reconhecer essas contradições sociais. Sempre observe isso.
      No entanto, fique atento para o fato de que o pau-brasil era um produto de extrativismo, pois geralmente não era uma "cultura", quer dizer, não era cultivado. No essencial, aqui era importante sublinhar a diferença de clima entre essas áreas tropicais e a Europa (clima temperado), onde não era possível obter ou cultivar esses artigos que você mencionou.
      Na terceira questão, as Companhias realizavam transporte, sim, cobrando fretes, e colaboravam nas tarefas de defesa. Mas é preciso acrescentar que atuavam na produção, no crédito, no tráfico de escravos e no fomento agrícola. No mais, muito bem.

      Excluir
  8. 1.Havia contradições nas camadas sociais pelo fato de cada uma delas pensar em si.A nobreza o clero e a burguesia, podemos dizer que detinham o poder e assim era visível essa desigualdade. tanto no âmbito social quanto no âmbito político.

    2.Áreas tropicais são mais propicia para o plantio e sendo assim elas produzem mais riquezas naturais e também se localizam em lugar de fácil acesso.

    3.As companhias privilegiadas como o próprio nome já diz. elas tinham certos privilégios, como por exemplo recolher impostos altíssimos, podiam também invadir fronteiras vizinhas para arrecadar suas riquezas e expandir seu território.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira questão, seria bom mostrar as contradições e conflitos entre esses grupos dominantes.
      Na segunda, áreas tropicais não são propícias para o plantio de qualquer gênero, mas de artigos que, por serem raros na Europa de clima temperado, eram alvo dos navegadores e comerciantes europeus, como a pimenta, o cravo, o açúcar, o fumo, o cacau etc. O clima tropical não favorece o plantio de artigos que já estavam disponíveis na Europa, como linho, trigo, cevada e outros.
      A terceira está parcialmente correta. Fundamental citar o MONOPÓLIO de compra dos produtos tropicais e de venda de produtos manufaturados europeus nas colônias.

      Excluir
  9. 1- Sim, já que a burguesia muitas vezes poderia ser mais rica que o próprio rei, tendo mais prestígio e influência na nobreza, em alguns reinos a burguesia era quem bancava o rei para obterem leis ao seu favor.

    2- Essas áreas tinham o clima e solo favoráveis para a plantação de especiarias, como por exemplo: a cana-de-açúcar, canela e café, já a Europa não tinha esses pontos.

    3- Os objetivos das companhias eram aumentar os lucros da exploração da colônia, aprimorar o processo produtivo e ultrapassar os países concorrentes, transporte e monopólio em compras e vendas de produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua primeira resposta é correta ao falar do poder econômico burguês, mas não exagere o poder da burguesia - pois se ela fosse tão determinante, não precisaria fazer as revoluções burguesas, certo? ;-)
      Na segunda, está correto, mas sempre é bom aprofundar mais, oferecer mais exemplos etc.
      A terceira toca em todos os pontos importantes, menos o papel de crédito e de colaboração na defesa e outras questões militares. Seria bom aprofundar e explicar melhor os aspectos que você citou.

      Excluir
  10. 1- sim, existia contradições sociais, pois na época o poder estava nas mãos desse três grupos sociais e cada grupo tinha seu próprio interesses .

    2- por causa do seu clima tropical e fontes de matérias primas. E pouco de rivalidade entre os países por expansão territorial .

    3- o papel econômico das companhias expandir as fronteiras em buscar de riquezas e poder além de coletar os impostos . O papel militar era proteger a colônia e manter a ordem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      Na primeira, a resposta ainda está muito genérica. Quais eram os interesses de cada um desses grupos sociais? Por que eles entravam em conflito e se dividiam, mesmo sendo de um mesmo país?
      Na segunda questão, era justamente para explicar por que razão o clima tropical era importante para a obtenção de determinados gêneros que não podiam ser produzidos na Europa, certo?
      Na terceira, veja que as companhias de comércio privilegiadas nem sempre precisavam expandir fronteiras, mas sim mercados. Aqui faltou mencionar e explicar o privilégio de monopólio de compra e venda que elas tinham. Sobre o papel militar, você poderia dar exemplos sobre como ele era exercido na prática.
      Abraço!

      Excluir
  11. 1-sim,as contradições eram bem frequentes e perceptíveis(isso chegou a ficar claro no decorrer da dinâmica realizada em sala),uma vez que mesmo em meio a um sistema de governo monárquico o rei não tinha total poder em suas mãos.na maioria dos casos era a burguesia a responsável pela realização de ações como expedições comercias ou colonizadoras.o clero por sua vez mesmo em parceria com o monarca tinha ideais e objetivos destintos.logo toda essa indiferença em certas ocasiões era o motivos das desavenças entre as tres mais poderosas camadas da sociedade

    2-alem da vasta area,grandes fontes de matérias-primas e riquezas naturais essas áreas tinham um clima propicio para o monocultivo de produtos de difícil aquicisão na europa(devido ao clima temperado)logo eram de grande procura e valor comercial.

    3-alem de promover a colonização de novos territorios(na tentativa de encontrar materias primas e mão de obra escrava)as companias tinham o papel de maximizar a exploração da colonia e garantir a segurança da mesma e de suas mercadorias ao longo das rotas maritimas.para isso piratas e mercenários eram contratados tanto para garantir a segurança como para fazer ataques aos navios exportadores de produtos destinados a europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Raildo:

      Gostei muito da tua resposta da número 1.
      2 - Correta!
      3 - Correta e praticamente completa. Faltou explicar a importância das leis régias que conferiam o monopólio comercial a essas companhias em determinadas áreas comerciais.

      Mas, a partir da base do jogo, suas respostas foram ótimas! Parabéns.

      [correção: escreve-se distinção e aquisição]

      Excluir
  12. 1) Sim, no auge da expansão, com o fortalecimento das rotas exploradas e "ACHADAS" os burgueses detiam a maior parte, e quase toda as rotas estavam ocupadas. Logo, os solos ficarão inferteis devido a exploracões constantes, com isso a falta de demanda na europa se viu a cair, só aumentando a rivalidade e diferencas da epoca.

    2) Como as melhores descobertas e lucros foi em zonas tropicais que detiam uma riqueza abudante, favorecendo para as exploracões de madeiras nativas alem da procura constantes dos metais preciosos como ouro e prata, os principais. Além, da otima cultivacoes das suas especiarias como cana, algodao, cacau e café...
    Isso tornavam uma disputa mortal e sangretam esses europeus!


    3) Exemplo, portugal com sua otima localizacão e excelente navegacão maritima, foi uns dos primeiros desbravar as costas a procura de metais e terras. Já, inglaterra, uma potencia com riquesa. Os paises europeus entravam em constantes conflitos, não apenas por dermacacões ou interesse da coroa, sim, tambem com nativos que já viviam e era donos das quelas regioes.
    Entao, alem do poder de exploracao, cultivadores, e engenheiros eles tinha sempre que ter uma excelente defesa armadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo!
      Na primeira, acho que você se referiu a disputas entre diferentes países europeus. Mas a pergunta era sobre as contradições internas entre diferentes grupos sociais do mesmo país. [correção: escreve-se "detinham"e não "detiam"; "riqueza", não 'riquesa'].

      Na segunda questão, alerto que tanto regiões temperadas quanto tropicais podem fornecer excelentes madeiras para a construção naval e para a construção civil. Acho que você mencionou o ponto mais importante, mas deveria deixar mais claro que esses produtos (cana-de-açúcar, algodão, cacau e café) não podiam ser produzidos na Europa porque lá o clima era temperado. Esses artigos só podiam ser obtidos em áreas de clima tropical.
      Na terceira, você mencionou aspectos importantes mas deixou de lado o tema principal da pergunta, que era sobre as Companhias privilegiadas de comércio.

      Fique sempre atento ao que se pede na pergunta, certo?

      Abraço!

      Excluir
  13. 1. Sim, havia contradições, devido há vários fatores, como o fator da maior parte do capital ser destinado somente a um grupo social (a elite), e nem sempre a elite tinha os mesmo interesses daí muitas discórdias (como aconteceu muito no jogo), e também ao fator de que os outros grupos sociais, como operários, camponeses etc, que "viviam" em situações críticas.

    2. Porque as áreas tropicais como Brasil e Índia eram propícias para diversas monoculturas como cana de açúcar, algodão, café etc. Também por serem áreas ricas em prata, pedras preciosas, ouro entre outros.

    3. Companhias Privilegiadas;
    Papel econômico: coletar impostos e ampliar as fronteiras em busca de novas fontes de riquezas e poder.
    Papel estratégico: colonizar, desenvolver missões para colônias para fins de mão de obra escrava etc.
    Papel Militar: Contruir fortalezas para novos ataques e manter a ordem.

    Vithoria Portela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As respostas 2 e 3 ficaram boas. A primeira merecia ser mais desenvolvida.

      Excluir
  14. 1- Sim existia , as contradições políticas sociais eram bastante , pois muitas vezes o rei tomava decisões que os outros membros da sociedade não aceitava . Essas decisões faziam com que a burguesia etc . Patrocínasem viagens , missões , compra de armas etc . O rei se fortalecer cada vez mais , mantendo os outros membros da sociedade sobre pressão e controle .

    2- As áreas tropicais tem o clima favorável a instalação de manufaturas , e plantações . Era construído portos para exportação de muitas coisas , desde alimentos , a mão de obra escrava . Algumas dessas áreas eram muito rica em metais preciosos , fazendo do país que a colonizar ficar cada vez mais poderoso .

    3- promover o comércio marítimo . Procurar novas terras e nelas estabelecer colônia e extrair tudo que se possa extrair . Fortalecer essas colônias com exército forte , para que possa se proteger de uma invasão .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glauber!

      Na primeira questão, faltou falar um pouco sobre a nobreza e o clero, certo?

      Na segunda, veja que o clima não tem muita influência na manufatura ou na incidência de metais preciosos, e sim no cultivo ou extração de produtos que não podem ser obtidos no clima europeu temperado (cacau, açúcar, tabaco, café, especiarias etc.).

      Na terceira, é válido o que você escreveu, mas seria preciso também mostrar o que diferenciava essas Companhias privilegiadas de outras empresas comuns ou dos próprios governos.

      Excluir
  15. 1- Sim, existiam muitas diferenças sociais, pois o clero e a nobreza eram os que tinham a maior parte das terras consequentemente eles eram os que tinham muitas riquezas.

    2- Porque eram terras muito férteis e ricas, podiam tanto fazer plantações de algodão, fumo entre outros e também explorar as riquezas minerais existentes nessas terras que eram umas das mais ricas em ouro, prata e seus solos altamente férteis e propício a plantações.

    3- Eles tinham o papel de fazer novas conquistas em outros territórios atrás de riquezas, explorando e até mesmo saqueando outros territórios,também colonizando outros territórios para aumentar cada vez mais suas riquezas para aumentar seu potencial bélico e o seu poder.

    ResponderExcluir
  16. 1- Existiam contradições sim, pois o poder se concentrava nas mãos de três grupos sociais distintos e com interesses opostos, onde os mesmos estavam sempre em buscar de maiores poderes e de uma maior autonomia financeira. Além dos três grupo que eram, a Coroa, o Clero é a Burguesia, existiam ainda os camponeses dos quais detiam apenas de deveres e nunca de direitos, era lhes cobrados impostos dos quais eram utilizados para manter as três classes sociais a cima da pirâmide social da época.

    2- o grande interesse surge a partir do momento em que são conhecidas as grandes abundância em matérias primas, produtos naturais é por a área se propícia para a plantação dos produtos agrícolas da época, como cacau, café e as drogas do sertão por exemplo.

    3-Companhias Privilegiadas tinham como papel econômico a coletar impostos, a busca pela ampliação das fronteiras das quais forneceriam novas riquezas.
    Tendo como papel estratégico a busca pela colonização de novos lugares onde era desenvolvidas missões para fins de mão de obra escrava, da qual gerava um lucro imenso a metrópole.
    Além do papel militar, do qual consistia em manter a ordem, manter as colônias seguras, isso sendo feito através da construção de fortes e através do envio de tropas para as colônias das quais pertenciam a cada país.

    ResponderExcluir
  17. 1-Existiam contradições, pois cada um tinha seu próprio interesse como os burgueses por exemplo que não eram bem vistos pelos integrantes da Nobreza pois trabalhavam com dinheiro.
    2- essas áreas eram propicias a plantações como cana-de-açúcar,café e madeiras nativas.
    3- As Companhias Privilegiadas tinha papeis distintos como a conquista de novos territórios, o recolhimento de impostos a expansão de território e etc.

    ResponderExcluir
  18. 1- Sim,havia contradições sociais e políticas, pois havia desigualdades entre a distribuição de renda,onde a classe social mais favorecida era a nobreza.
    2- As áreas tropicais eram mais visadas porque tinha um clima mais adequado para plantações, além de serem ricas em recursos naturais.
    3- O papel econômico das companhias privilegiadas era coletar impostos. A estratégia era colonizar e investir em plantações como,algodão e cana de açúcar e o papel militar era proteger e manter a ordem.

    ResponderExcluir
  19. Francinei Pereira da Silva.

    1- Sim, existia a Nobreza, o Clero, a Burguesia e a Classe Trabalhadora, caracterizando assim diferentes classes sociais. já a Política, a Coroa, o Clero e a Burguesia tinham seus próprios ideais, muita das vezes discordando um do outro, só a Classe Trabalhadora que não tinha direito a nada.
    2- Por causa do clima, pois dava para plantar coisas que na Europa com o clima frio ❄ não dava, sem contar as riquezas naturais e minerais e tantas outras.
    3- Era aumentar os lucros comerciais com a exploração das colônias, aprimorar o processo produtivo e ultrapassar os países concorrentes.

    ResponderExcluir

Vamos debater este tema?