quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Guia Turístico de Roraima

Com a criação do Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede (Boa Vista - Roraima) no começo do ano, foi criado também o Portal de informações turísticas do Estado. Esse site disponibilizou dois interessantes trabalhos que já estavam quase inacessíveis nas versões impressas (e de cuja existência em formato PDF sequer sabíamos) e que aqui compartilhamos com vocês. Abaixo, uma apresentação sucinta de cada um e o acesso para download.

Guia Turístico
É um guia que se apresenta como histórico, ecológico e cultural, publicado em 2009 pela Empresa das Artes e que estava de difícil acesso há alguns anos na versão da língua portuguesa.  A produção textual foi concebida por Cristiana Vieira, Aimberê Freitas, Cecy Brasil, João Jacques e Petita Brasil. O guia apresenta dados gerais sobre o Estado (e de cada município), nomes de etnias indígenas, artesanatos, culinária, fauna, flora, etc. O grande diferencial do Inventário abaixo, talvez porque seja um trabalho para grande circulação, são as imagens muito atrativas, ótimas fotografias e uma diagramação de encher os olhos. Peca somente pela falta da participação de historiadores na sua produção, já que o Estado tem um número razoável de profissionais na área e duas Universidades para que podem sempre contribuir com parcerias. No mais, é um trabalho muito bonito. Vale à pena o download.

Inventário Rushmann do turismo em Roraima
Publicado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2002 e elaborado pela consultoria Rushmann (SP), tendo como equipe técnica em Roraima: Elieser Rufino de Souza, Ingrid Nicholl, Nelcy Pereira Damasceno, Humberto Augusto Cardoso de Miranda, Gefferson Pinheiro de Souza, Marlete Rodrigues dos Santos, Francisco Gerardo da Costa. O trabalho conta com mais de 800 páginas sobre Roraima e foca na questão do ecoturismo sustentável e há uma lista sintética de projetos propostos para Governo Federal, Estadual e Municipais. Há dados que já estão defasados (até porque o trabalho já tem quase 15 anos), mas a obra oferece muitas informações importantes, divididas por município apresentando dados sobre infra-estrutura, serviços, atrativos naturais, culturais, hospedagens, alimentação, etc.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos debater este tema?